Na manhã desta quarta-feira dia 2 de julho de 2025, a Câmara Técnica de Educação do Cimps (Consórcio Intermunicipal de Políticas Sociais) realizou sua primeira reunião oficial, sediada nas dependências da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Louveira.
O encontro contou com a participação de representantes dos municípios consorciados e marcou o início dos trabalhos do grupo de articulação regional voltado à construção de soluções conjuntas para os desafios da educação pública. Entre os temas abordados estiveram a escassez de profissionais qualificados, entraves nos processos de contratação e licitação, infrequência e evasão escolar, além da necessidade de ampliar a inclusão educacional com apoio técnico especializado.
Durante a reunião, foi eleita a coordenação da câmara. Daniela Zanoni, secretária de Educação de Nazaré Paulista, foi eleita presidente. A vice-presidência ficou com Solange Gallo, representante da Secretaria de Educação da Prefeitura de Vinhedo.
“Pensar políticas públicas educacionais é pensar em equidade. Os desafios são reais e urgentes, mas quando trabalhamos de forma articulada, com escuta e cooperação entre os municípios, conseguimos transformar realidades. A Câmara Técnica nasce como espaço legítimo de diálogo, planejamento e construção coletiva”, afirmou Daniela Zanoni.
Além da definição da liderança, a câmara estruturou o calendário de encontros, com reuniões periódicas, e estabeleceu os primeiros encaminhamentos para organização interna. Entre eles, está a indicação das pessoas que irão compor a Comissão Técnica Operacional, responsável por elaborar estudos e propostas técnicas que serão apreciadas pelo colegiado.
A secretária executiva do Cimps, Janete Lopes, reforçou a importância da iniciativa para o fortalecimento das políticas públicas intermunicipais:
“A Câmara Técnica de Educação é um passo fundamental para consolidar uma atuação regional estruturada. A proposta é promover ações conjuntas com base técnica, escuta ativa e compromisso público, para que os municípios avancem juntos na construção de uma educação com mais equidade e qualidade.”
Com estrutura em fase de organização, a Câmara Técnica de Educação dá início à elaboração de um plano de trabalho colaborativo, priorizando ações de impacto regional, com respeito às especificidades de cada município.
CIMPS